Como comprar online o óculos ideal para o seu tipo de rosto? Saiba aqui!

6 minutos para ler

A comodidade que a internet nos oferece hoje em dia é uma coisa maravilhosa! Afinal, a possibilidade de comprar sem sair de casa e, ainda assim, fazer uma ótima escolha nos dá até uma sensação de prazer, não é mesmo? No caso dos acessórios, quando descobrimos que existem diversos modelos de óculos para cada tipo de rosto, acabamos com aquela ideia de que esses itens devem ser obrigatoriamente experimentados.

Com algumas orientações básicas, é muito fácil acertar na escolha e fazer sua compra online sem medo de errar — desde que o site seja confiável, é claro!

Neste post, você ficará por dentro das dicas mais marotas para o match perfeito entre um belo óculos e o seu tipo de rosto. Confira já!

As maneiras de identificar o tipo de rosto

Antes de qualquer coisa, é preciso saber direitinho diferenciar os vários tipos de rosto para acertar na compra de um óculos.

É muito normal fazer confusão sobre o formato da face que cada um de nós temos. Até porque, muitas vezes, determinado formato se parece bastante com outro — é o que acontece com quem tem o rosto redondo ou oval, por exemplo. Justamente por isso, é essencial prestar atenção em alguns detalhes.

Nesse sentido, o rosto redondo tem o queixo e a testa curtos, além de largura proporcional ao comprimento. Por sua vez, a face oval é conhecida por sua delicadeza e suavidade. Isso significa um formato com os ângulos quase imperceptíveis, ou seja, com cantos mais sutis.

Já o rosto que apresenta as laterais retas é o de formato quadrado. Assim, todos as partes que o compõem — mandíbulas, queixo e testa — são retas também. Por outro lado, o rosto triangular é composto por testa estreita e maxilar largo e aberto, além de ter ângulos retos nos cantos.

Por fim, também existe o rosto alongado, em que o comprimento é bem maior que a largura, independentemente do formato.

Os diferentes formatos de óculos para cada tipo de rosto

Com todas essas características bem definidas, é hora de escolher “aquele” óculos que vai ajudar a dar um up em qualquer tipo de look! Vamos lá?

Rosto redondo

A principal característica de um rosto redondo é que ele tem poucos ângulos, além da semelhança tanto na altura quanto na largura. Pessoas com esse formato de rosto têm maior dificuldade de encontrar os óculos certos.

A dica é deixar de lado as linhas arredondadas, para que os traços, já arredondados também, não sejam ainda mais acentuados. O ideal é procurar modelos mais retos, com armações geométricas, retangulares ou quadradas. Isso porque as linhas retas desses tipos de óculos criam uma ilusão de angularidade na face.

Rosto quadrado

As pessoas que têm a linha do maxilar bem marcada, com a região das maçãs do rosto e do queixo largas e angulares, são aquelas com o rosto quadrado.

Nesse caso, é preciso dar mais harmonia e suavidade às linhas da face, apostando em formatos ovalados ou redondos. Outros modelos que também ajudam a equilibrar o formato quadrado do rosto são os de curvas suaves e os de lentes mais largas.

O modelo aviador cai muito bem nesse formato de rosto. Como ele tem as extremidades arredondadas, é capaz de suavizar os traços fortes do queixo. Outra opção para as mulheres, que também atenua as linhas do queixo e torna a face ainda mais feminina, é o óculos de modelo gatinho.

Rosto triangular

Esse tipo de rosto é perfeito para um óculos redondo. No entanto, quem não curte essa ideia pode optar também por peças que tenham somente as laterais arredondadas ou pelo estilo aviador, que nunca sai de moda.

Para aqueles que têm a testa mais larga, os modelos mais estreitos são uma boa aposta. Mais uma vez, os óculos do tipo gatinho e com decorações nas hastes também caem muito bem para o rosto triangular.

Rosto oval

Esse é um formato de rosto que pode usar e abusar de qualquer modelo, sem restrição nenhuma, visto que é o que mais se ajusta a diversos tipos de armação. Combina tanto com óculos ovais quanto com retangulares. Também dá certo com lentes grandes, chamadas de lentes oversize.

Contudo, é preciso ter atenção ao tamanho do rosto, para que não se perca toda a expressão facial com o uso de um óculos muito grande ou pequeno demais.

Rosto alongado

Esse formato de rosto é muito fácil de identificar. São aqueles com distância maior entre o queixo e a testa, além de bem estreitos nas maçãs. Uma vez identificada a face alongada, saiba que o óculos de estilo esportivo é perfeito!

Os pontos para levar em consideração na hora da escolha

Pronto. Identificou o seu formato de rosto e já sabe o modelo ideal para você? Antes de comprar, não se esqueça de observar alguns aspectos importantes, como as medidas e a proteção solar. Afinal, se o óculos não tiver o tamanho certo e nem a segurança adequada para proteger suas vistas, de nada adianta acertar o modelo, certo?

Tenha em mente que a medida mais importante de uma armação é aquela presente no aro, pois é ela que indica se o óculos é grande ou pequeno. Normalmente, essa informação consta em uma das hastes do óculos. Para considerar que o modelo é grande, ele deve ter o tamanho de aro maior que 55.

Além disso, com o objetivo de proteger tanto os olhos quanto a vista do excesso de luminosidade, o ideal é optar pelas lentes polarizadas UV400 e 100% de proteção UVA e UVB.

Viu só como não é tão difícil acertar na escolha do óculos para cada tipo de rosto? Além dos cuidados mencionados acima, fique bem alerta para que a sua compra seja feita em um site confiável, ok? Ao prestar atenção em tudo isso, é só esperar seu acessório chegar em casa e arrasar no estilo!

Se você acha que as dicas deste post foram úteis e bacanas para você, compartilhe o conteúdo agora mesmo em suas redes sociais. Assim, seus contatos e amigos também podem se informar sobre o assunto!

Você também pode gostar

Deixe um comentário