O que irá mudar no meio ambiente depois da pandemia?

Com o isolamento social, algumas mudanças no meio ambiente foram detectadas, inclusive a melhora na qualidade do ar.
O coronavírus trouxe mudanças repentinas para a humanidade. Dentre estas, o isolamento social. No entanto, poucos esperavam que a falta de circulação da humanidade faria tanta diferença para o meio ambiente.
O fechamento de fábricas em vários lugares do mundo, por exemplo, fizeram com que o consumo de combustível fóssil tivesse um declínio. Essa mudança fez com que a produção de dióxido de carbono (CO²) baixassem nesses lugares, segundo cálculos obtidos em estudos, do Centro de Pesquisa em Energia e Ar Limpo (Crea), com sede nos Estados Unidos.
O estudo observou que países asiáticos emitiram 150 milhões de toneladas métricas (mtm) de CO² a menos em fevereiro deste ano do que em 2019. Isso significa uma redução de 25% nas emissões destes, o que equivale a uma redução global de mais de 6%.
Além da melhoria no ar, aqui no Brasil a média do consumo de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) caiu mais de 14%, de acordo com estudo realizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O período comparado é de quatro semanas após a implementação de medidas de combate ao novo coronavírus com os primeiros 20 dias de março.
O consumo de combustíveis fósseis também despencou. De acordo com a Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes), os postos vêm sentindo os efeitos das medidas de isolamento já que as vendas em São Paulo foram 39% menores do que a média histórica para o município, enquanto que em Goiânia, a queda foi de 42%; em Porto Alegre, de 26%; e em Belo Horizonte, de 19%.
Toda essa redução só foi possível porque as pessoas foram privadas de circularem. E o isolamento também fez com que a humanidade observasse mais a natureza neste momento.
No entanto, acredita-se que não haja uma mudança de hábito a longo prazo nas pessoas por conta da pandemia. Algumas pessoas estão violando as atividades, antes mesmos delas voltarem ao normal. Vemos isso com a produção de lixo que está sendo gerada com as pessoas em casa e o mau uso de água neste momento de estiagem.
Conscientização
Apesar do pessimismo que podemos observar através de análises e dados, acreditamos que o reforço com a conscientização pode trazer algumas mudanças.
Essa é uma oportunidade de aprendizado, uma chance de ouro que temos para mudar e melhorarmos nossas atitudes. É interessante o mundo não voltar a ser como ele era, e sim ter uma mente mais consciente.
De o primeiro passo através de práticas de consumo consciente, optando por comprar de pequenas empresas que presam por práticas verdes em sua produção! A MafiawooD é uma destas empresas.
Antes de consumir produtos de grandes empresas e marcas que não atuam com processos e materiais que agridam menos nosso meio ambiente, REPENSE! Tente entender o como é feito e quais os materiais que são usados e sua origem para a criação do produto em análise. A MafiawooD acredita em uma vida melhor conectada a natureza! Acesse nosso site e Saiba mais!