Mudanças Climáticas: Aspectos ambientais e sociais

Salve o Planeta
4 minutos para ler

Mudanças climáticas, podem ser resumidas em constantes alterações nos padrões climáticos ao longo dos anos, ou seja, são as variações do clima global ou regional em relação as mídias históricas, calculadas com base em dados dos últimos 30 anos, considerando dados como temperatura média, chuvas e umidade relativa do ar, por exemplo.

Com o passar dos anos, os impactos dessas mudanças climáticas, afetam não só o clima, com secas extremas, enchentes, desastres naturais, como também exerce impacto negativo no comportamento humano e sua relação com o ecossistema que habita.

Estudos recentes, apontam que a qualidade de vida em um determinado país ou região, está diretamente ligada com a temperatura média do lugar. Países em que o inverno apresenta temperaturas mais altas, tem população mais feliz, do que em países onde o verão é mais quente.

Alterações nos regimes de chuvas, podem refletir em longos períodos de seca ou em enchentes e catástrofes, impactando diretamente na economia local, gerando perda de recursos, prejuízos materiais e dificuldades financeiras.

Emissões de gases, como o dióxido de carbono (CO²), contribuem imensamente para o aumento da poluição do ar o que resulta no aumento de doenças respiratórias, afetando diretamente a qualidade de vida, principalmente de crianças.

Como reflexo desse contexto ambiental, muitas regiões estão presenciando a chamada “migração climática”, onde a população busca se adaptar as mudanças em seu habitat, uma vez que muitas regiões deixam de ter condições climáticas que permitam uma atividade econômica.

A organização Pew Research Center, publicou em 2019, um estudo realizado em 20 países, com o objetivo de detectar junto a população mundial, qual o maior medo que eles constantemente sentem. O resultado foi surpreendente em muitos aspectos, considerando também questões culturais e políticas, mas em grande parte da população, as mudanças climáticas e suas consequências, estavam entre as mais citadas. Outros itens em destaque na pesquisa, foram o terrorismo, instabilidade econômica, desemprego e conflitos políticos.

Países em desenvolvimento ou países emergentes, como o Brasil, Argentina, México, Chile, China, Índia e África do Sul, destacaram como primeira preocupação as mudanças climáticas.

Essas nações estão em processo de crescimento e progresso, por isso é natural e coerente que essa questão esteja em destaque, uma vez que grande parte dos recursos naturais do planeta, localizam-se na floresta Amazônica na América do Sul, incluindo Peru, Bolívia, Venezuela e Colômbia, a fauna Africana e sua vasta diversidade.

Grandes indústrias, instalam unidades de suas empresas nesses países em desenvolvimento, visando o baixo custo e alta demanda de mão de obra, além de grandes vantagens fiscais decorrentes de governos corruptos e omissos, o que gera ações descomprometidas das empresas junto ao ecossistema local. Presenciar a constante degradação ambiental, é o que leva a população diante de tais países a expressar tamanha preocupação diante de tais estudos, uma vez que nesses países, as catástrofes naturais, apresentam maiores impactos devido a falta de recursos financeiros, para investir em prevenção e recuperação.

O atual modelo global de produção industrial, além de cobrar em alto ônus ambiental, gera também uma grande desigualdade social, que nos exige buscar alternativas para quebrar esse ciclo prejudicial a vida no planeta. Muitas indústrias são obrigadas a repensar suas ações, para reduzir a emissão de gases poluentes, repensando seus meios de produção.

Seja por meio de energias renováveis, sustentabilidade, reciclagem ou novos padrões nas relações de trabalho, cabe a nós, mais do que nunca, fazermos a nossa parte, questionando, repensando e propondo soluções que nos levem a viver em uma sociedade mais consciente e igualitária.

Antes de consumir produtos de grandes empresas e marcas que não atuam com processos e materiais que agridam menos nosso meio ambiente, REPENSE! Tente entender o como é feito e quais os materiais que são usados e sua origem para a criação do produto em análise.

Entenda o que é Moda Sustentável.

A MafiawooD acredita em uma vida melhor conectada a natureza! Acesse nosso site e Saiba Mais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário